Pesquisar neste blogue

Uma opção de vida saudável

 Um vegetariano é,por definição, uma pessoa que se alimenta de vegetais.Não come carne.Quando muito,consome produtos de origem animal ou sub - produtos de animais,como os lacticínios,os ovos e o mel.Apesar de já ter quase 200 anos, o termo ainda gera confusão.Muita gente pensa que os vegetarianos só comem vegetais ou só não comem carne vermelha e julga que eles podem ingerir aves,peixes e mariscos.













 Ao Contrário do que muita gente julga,as pessoas que já se renderam a este tipo de dieta alimentar não são todas iguais.Existem vários tipos de vegetarianos:


Vegan- São os mais radicais.Não
comem qualquer variedade de carne ou peixe e recusam-se a ingerir tudo o que seja de origem animal,nem sequer o mel.

Lacto-vegetarianos- Não comem ovos,mas incluem na sua alimentação os lacticínios e o mel.A maioria dos vegetarianos da Índia-onde 80% da população é vegetariana -exclui os ovos da sua dieta .

Ovo-vegetarianos-São o inverso.Os ovos fazem parte da sua alimentação.Lacticínios é que nem vê-los!

Ovo-lacto-vegetarianos-É a forma de vegetarianismo mais clássica e também a mais popular.Como o nome indica, comem ovos lacticínios.Embora seja mais abrangente,uma vez que podem comer quase tudo o que as outras pessoas comem, este regime exclui a carne, o peixe e os produtos alimentares derivados dos animais,como gelatina e coalho de origem animal.
 
Como se deve ter uma boa dieta vegetariana
 Servir carne e peixe a todas as refeições tornou-se pratica corrente nas últimas décadas .
 O consumo geral  de vegetais e legumes diminuiu.O resultado é uma carência em fibras, vitaminas e sais minerais.
Esses são, juntamente e com os hidratos de carbono, os nutrientes essenciais em qualquer regime alimentar.Uma boa dieta vegetariana deve ser rica em proteinas, em fibras e alimentos baixos em calorias.
 HÁ TODA UMA SÉRIE DE ASSOCIAÇÕES QUE PODEM SER FEITAS PARA EQUILIBRAR A INGESTÃO DE PROTEÍNAS E SUPRIMIR AS SUAS CARÊNCIAS.
  Há, no entanto,outras combinações que pode- e deve!- fazer:
  • Cereais + legumes frescos
  • Arroz + tofu
  • Massas + queijo
  • Muesli + leite
  • Cuscuz + grão
  • Falapel + pão pita
  • Cereais + queijos
  • P^té lentilhas + pão
  • Verduras + cereais 
Quem não ingerir  ovos nem lacticinios deve ter cuidados redobrados, porque,apesar das suas vantagens, as proteinas vegetais são mal assimiladas pelo organismo.No entanto,estas combinações não têm de ser todras feitas na mesma refeição. Basta que esses alimentos sejam ingeridos ao longo do dia.
Principais carências e meios de a remediar
 FUNDAMENTAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO, AS VITAMINAS E OS SAIS MINERAIS ESSENCIAIS NÃO PODEM SER SUPRIMIDOS DA SUA ALIMENTAÇÃO.
 A SUA FALTA GERA CARÊNCIAS QUE É PRECISO EVITAR.saiba como: 

  • FERRO - Contrariaamente ao que muita gente julga,a falta de ferro regista-se tanto num regime omnivoro como numvegetariano.Necessário ao fabrico dos vasos sanguíneos,encontra-o nos legumes de follha verde-escura,como os espinafres eos brócolos,mas também no pão integral,nos frutos secos,nos alperces e nos figos.As leguminosas - sobretudo as lentilhas e os feijões - são boas fontes vegetais de ferro.Oque existe nos ovos e na carne é mais facilmente absorvido pelo organismo.Para garantir as quantidades necessárias de ferro,deve incluir em cada refeição uma fonte de vitamina C,UMA VEZ QUE ESTA É UMA EXCELENTE AUXILIAR DE ABSORÇÃO DAQUELE MINERAL.Beber um copo de sumo de laranja ou temperar as saladas com limão já é um bom principiO. 
  • CÁLCIO -